Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Para dar início à implantação de um Sistema de Proteção ao Voo no Brasil, foi criado, em 1960, o Curso de Preparação de Oficiais de Proteção ao Voo (CPOPV), cuja inalidade específica era preparar oficiais da Força Aérea Brasileira para as funções de assessoria e chefia dos órgãos operacionais desse Sistema. No ano de 1962, este Curso passou a ser chamado de Curso de Proteção ao Voo (CPV), utilizando, ainda, as instalações do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Nos idos de 1966, já com as novas e atuais instalações, em função de uma maior abrangência em seu escopo inicial, passou a ser denominado Curso de Comunicação e Proteção ao Voo (CCPV). Em 1972, foi transformado em Centro de Atualização Técnica (CAT), com a ampliação da sua capacidade de atendimento aos profissionais pertencentes ao Sistema de Proteção ao Voo. No ano de 1978, passou a denominar-se Instituto de Proteção ao Voo (IPV), com a responsabilidade de realizar estudos e projetos, paralelamente às atividades principais de ensino. Finalmente, a partir de 2004, passou a ser reconhecido como Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA.

Em 8 de Julho de 2008, o ICEA foi definido como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), através da Portaria n° 57/SDE, emitida pelo Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Fim do conteúdo da página