Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Primeiro Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (SECOPCEA) é realizado no ICEA

No dia 28 de novembro, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), juntamente com o Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizaram o Primeiro Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (SECOPCEA). O evento ocorreu no Auditório Weiss, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e contou com a presença de mais de 100 participantes, das esferas civil e militar, além de representantes de diversas empresas do ramo da aviação, laboratórios e da área da Avaliação da Conformidade.

O Seminário foi presidido pelo Senhor Chefe do Subdepertamento Técnico, do DECEA Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, acompanhado pelo Senhor Adjunto do Subdepartamento Técnico Brigadeiro Engenheiro Sérgio Ricardo de Assis. Em suas palavras iniciais o Brigadeiro Santoro saudou a audiência que lotou as cadeiras do auditório Weiss, demonstrando assim o profundo interesse da indústria pelo tema da Avaliação de Conformidade: “Com o apoio dos órgãos governamentais e não governamentais, com vasta experiência, nós conseguimos avançar muito nestes três últimos anos. Avançar montando pela primeira vez um arcabouço legal que nos permite hoje, realizar as atividades da avaliação de conformidade, através dos Manuais de  Aprovação, Aceitação, Validação, Credenciamento de Laboratórios, Habilitação de Pessoal, dentre vários outros”, pontuou o Oficial General.

Ao longo das palestras foram tratados temas sobre os desafios dentro dos processos de certificação; os manuais e regras que regem a regulamentação da avaliação de conformidade em âmbito nacional e internacional; os requisito técnicos e operacionais indicados para os sistemas e os parâmetros relacionados para uma avaliação de conformidade; os credenciamentos de laboratórios e suas sistemáticas; além dos desafios para estruturação e implementação de um programa de avaliação de conformidade.

Mesmo não participando presencialmente do evento, o Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, gravou um vídeo para abertura, onde classificou a relevância e importância do pioneirismo sobre o tema dentro do âmbito do DECEA: “que os frutos sejam colhidos e sejam expandidos para toda comunidade que trabalha com produtos de controle do espaço aéreo, que é um assunto bastante caro, que afeta diretamente a segurança e a fluidez do espaço aéreo.”

Dentre os participantes a Chefe da Divisão de Verificação de Estudos Técnicos e Científicos do INMETRO, a Senhora Doutora Alessandra Weyandt que foi palestrante no evento, pontuou: “achei uma excelente iniciativa, não só para o nivelamento de informação, mas também para publicidade das iniciativas feitas pela Aeronáutica, pelo DECEA. O evento em si foi super bem-organizado, fiquei bem impressionada com a organização e o planejamento desse Seminário. Representando o INMETRO, é um privilégio ter sido convidada para fazer uma apresentação do Instituto. Do ponto de vista do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade é uma iniciativa muito positiva para outros regulamentadores no país, essa integração e essa troca de informações tão relevantes”.

Já para o representante da Associação Brasileira de Avaliação de Conformidade (ABRAC), o Senhor Israel Dulcimar Teixeira “tenho certeza que todos nós que assistimos e participamos desse evento, ficamos extremamente agradecidos pela robustez e pelo nível técnico das palestras apresentadas e especialmente por entender com muita clareza o que se pretende em Avaliação de Conformidade nesse seguimento. E eu diria que o efeito colateral benéfico é que nós, no momento em que adotamos um programa de Avaliação de Conformidade, sobretudo, estamos capacitando a indústria nacional, como aqui foi proferido, para que seja competitiva em nível mundial. E isso sem dúvidas é algo que agrega muito valor para a economia do país”.

O Major Especialista em Comunicações Marcelo Brederodes Campos, Chefe da Divisão de Conformidade do ICEA, também mencionou que: “Este seminário é um marco histórico, pois buscou aproximar as partes interessadas com o DECEA e o ICEA, de modo a promover o fomento da avaliação de conformidade no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) junto à indústria nacional. Além disso, a realização deste seminário se mostrou uma oportunidade estratégica para o ICEA divulgar, de forma transparente, junto às empresas e às organizações militares com interesse neste tema, as ações do DECEA e do ICEA na estruturação e na execução das atividades de avaliação de conformidade no âmbito do SISCEAB.”

 

 

SECOPCEA

O intuito do Seminário foi o de disseminar e fomentar de forma transparente junto às empresas públicas e privadas, as ações do DECEA/ICEA na implementação da Avaliação de Conformidade, no âmbito do SISCEAB, além de fomentar a troca de informações processuais e técnicas entre os diversos conhecimentos atualizados e relevantes para a área.

 

Texto: Ten Raquel

Revisão: Cel Geovani

Fotos: S2 Cesar

Fim do conteúdo da página