Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Escudo português com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), carregando à destra o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em prata (branco), e a partir deste, também em prata (branco), a sigla “ICEA”, referente ao Instituto de Controle do Espaço Aéreo, cuja criação se deu em 26 de agosto de 2004.

Campo em blau (azul cerúleo), simbolizando o Espaço Aéreo Brasileiro, cenário de todas as ações que compõem a missão da OM: “capacitar Recursos Humanos e realizar pesquisas e desenvolvimento no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo – SISCEAB”.

No coração, visualizam-se quatro círculos em prata (branco), representando um escopo de radar. Parte do centro uma aeronave estilizada do GEIV, em prata (branco) e goles (vermelho), em direção à base destra do chefe, formando uma varredura de rastreamento do radar, com as siglas que representam a evolução do Instituto desde sua primeira criação (“COPV”, ”CPV”, “CCPV”, “CAT” e “IPV”), todas em prata (branco).

No interior dos círculos, voltada da sinistra para a destra, observa-se, em forma de aeronave estilizada, uma lâmpada que, segundo as lendas orientais, simboliza o conhecimento – que ilumina e abre os caminhos que conduzem ao saber. Do bico da lâmpada emana um raio em goles (vermelho), simbolizando as especialidades de Eletrônica e Comunicação – e em sua alça destaca-se a palavra “SAR”, em goles (vermelho), representando a busca e salvamento; sobre sua tampa, aparece uma seta, também em goles (vermelho), na posição do vento – representando a especialidade de Meteorologia. Na base da lâmpada, aparece a letra “C”, em sable (preto), sobre fundo em jalne (amarelo), representando a especialidade de Informações Aeronáuticas. Abaixo da lâmpada, visualiza-se uma pista de pouso e decolagem, em cinza escuro, com um teodolito representando a inspeção em vôo.

Na parte superior, abaixo do chefe, destaca-se uma torre em goles (vermelho), prata (branco) e blau (azul cerúleo), valorizando a especialidade de Controle de Trafego Aéreo.

Na parte interna do contrachefe, insere-se, em prata (branco), o nome da Organização: “INSTITUTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO”.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).

Fim do conteúdo da página