Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Histórico da Doutrina Operacional do DECEA

Em meados de 2014, o então chefe do SDOP, Brig Ar Candez iniciou os trabalhos da Doutrina Operacional do SISCEAB, desenvolvendo sua sistemática, planejamento e execução, com a finalidade de atender os conceitos da DCA 1-1, que rege sobre a Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira em nível operacional.

Nesse sentido, em 2015, o chefe da Divisão de Ensino do ICEA, TCel Av Souza, foi incumbido de criar um setor no ICEA de Doutrina Operacional, sendo este um órgão central e que funcionasse como um intermediador entre o DECEA e os Regionais, nas questões que abordam padronizações e melhores práticas operacionais no território nacional.   

No ano de 2016, o “Plano de Implementação da Doutrina Operacional nos Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo”, PCA-11-159, foi publicado e definiu que o setor de Doutrina Operacional do ICEA seria, inicialmente, composto por graduados da especialidade Básico de Controle de Tráfego Aéreo, movimentados dos CINDACTA e SRPV-SP e com reconhecida experiência em Centro de Controle de Área (ACC) ou em Controle de Aproximação de Vigilância (APP) de grande movimento de tráfego aéreo, atuando nas funções de supervisor e/ou instrutor de órgão operacional. O chefe do setor e demais oficiais seriam dos quadros de QOAv, QOECTA ou QOEACTA, com experiência na área operacional.

Assim sendo, a Seção de Doutrina Operacional do SISCEAB foi instalada no ICEA em 2017, com o objetivo de direcionar e centralizar os esforços do DECEA em aperfeiçoar a Doutrina em nível operacional, definindo os conceitos, as normas e os procedimentos que orientam o planejamento, a execução e o controle das melhores práticas operacionais, buscando a excelência e a manutenção dos graus desejados de segurança operacional do SISCEAB. 

 

Mas afinal, o que é Doutrina Operacional?

É a síntese de princípios, conceitos, normas, atuações e procedimentos utilizados, de forma harmônica, padronizada e eficiente, na provisão dos Serviços Operacionais do SISCEAB, resultante das melhores práticas observadas e da busca na excelência do cumprimento da missão do DECEA.

A Doutrina Operacional surge com o intuito de englobar as melhores práticas aplicáveis observadas, empiricamente ou por indicadores de desempenho, dentro ou fora do Brasil, visando perpetuar as lições aprendidas e colaborar para a melhoria contínua dos profissionais e serviços prestados pelo SISCEAB.

Vale ressaltar que a excelência da provisão das atividades operacionais providas no SISCEAB é reflexo dos seguintes pilares:

  • Normas e legislações;
  • Sistemas, equipamentos e tecnologias utilizados no órgão provedor de atividades operacionais; e
  • Doutrina da atuação Operacional dos profissionais.

A Doutrina Operacional é construída, principalmente, com capacitação e desenvolvimento da cultura de Segurança Operacional.

Desta forma, a implementação da Doutrina Operacional viabiliza uma benéfica e efetiva prestação das atividades operacionais, além de melhor adaptação dos profissionais de navegação aérea quando movimentados de um órgão operacional para outro, ou quando provenientes das escolas de formação.

 

 Em consonância com a Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo, com sua seção de Doutrina Operacional, responde, de maneira eficaz, aos crescentes desafios impostos pela modernização do transporte aéreo, oferecendo ao SISCEAB profissionais altamente capacitados e a busca da excelência do cumprimento da missão do DECEA.

 Links

BCA 209 - ICA DOUTRINA OPERACIONAL

Proposta de Ação Doutrinária (PAD)

Plano de Ação Doutrinária

Fluxo Processual

Elos de Doutrina Operacional

ANEXO IV FRDO

ANEXO IV FRDO (Download)

Fim do conteúdo da página